Fabio Fognini assegurou a entrada direta no quadro principal do Australian Open com o regresso aos títulos em Montemar e um par de horas após a conquista em Espanha consumou a desistência do Maia Open, onde seria o primeiro cabeça de série e teria como primeiro adversário Pedro Araújo.
Exatamente um ano depois do último título, o carismático italiano de 37 anos (atualmente no 84.º lugar do ranking depois de ter sido nono em 2019) venceu Lukas Neumayer por 6-3, 2-6 e 6-3 na final da prova espanhola.
Ao contrário do que aconteceu há um ano, quando precisou de viajar até à Maia depois de vencer em Valência para entrar diretamente no quadro principal do primeiro torneio do Grand Slam, a vitória deste domingo em Montemar assegurou o objetivo que Fognini perseguia na reta final desta temporada.
Com a desistência do ex-campeão do ATP Masters 1000 de Monte-Carlo, o português Pedro Araújo ficará a aguardar pela conclusão do qualifying para saber se enfrenta um qualifier ou um lucky loser na primeira ronda da prova.