Frederico Silva vence final portuguesa em Vale do Lobo e conquista o terceiro título do ano

Carlos Vidigal Jr./FPT

VALE DO LOBOFrederico Silva (384.º ATP) superou Pedro Araújo (468.º) por 6-4 e 6-2 numa rara final 100% portuguesa e conquistou o terceiro título do ano em torneios internacionais ao sagrar-se campeão do Vale do Lobo Open II.

Adiada para esta segunda-feira por causa do mau tempo que causou um atraso significativo na programação do torneio, a final começou com um break favorável a Araújo. O lisboeta saiu de algumas situações de aperto e ganhou uma vantagem considerável para liderar por 3-0 e 4-1, mas acusou rapidamente o desgaste — a jornada anterior foi, na verdade, tripla por causa dos pares — e não teve nem pernas nem soluções para fazer frente ao compatriota.

O caldense de 29 anos superou o nervosismo inicial, resgatou a primeira partida com cinco jogos consecutivos e tomou rapidamente o controlo do embate. Mais fresco, mais leve e cada vez mais confiante (se adicionadas as quatro vitórias que fizeram dele campeão nacional há pouco mais de uma semana já superou as 50 em 2024), distribuiu jogo com a direita de esquerdino e superiorizou-se do fundo do court para triunfar em 1h47.

Depois de vencer em Castelo Branco no mês de julho e em Sintra já em outubro (pelo meio perdeu uma final em Satu Mare, na Roménia), Frederico Silva conquistou, esta segunda-feira, o terceiro título do ano — todos na mesma categoria — e o 19.º da carreira, sempre em provas ITF apesar de já ter discutido quatro decisões Challenger.

A campanha invicta em Vale do Lobo, onde já tinha erguido um troféu de campeão em 2018, resultará numa subida de sensivelmente meia centena de posições na atualização do ranking da próxima semana.

Pedro Araújo discutiu pela terceira vez este ano (e na carreira) uma decisão, mas foi a primeira numa prova ITF M25 e a campanha também terá reflexo na tabela classificativa, com uma subida projetada de mais de 30 posições para continuar a melhorar o registo pessoal.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share