VALE DO LOBO — Francisco Rocha (696.º ATP) voltou a encontrar-se com Jules Marie (275.º) em Vale do Lobo e desta vez levou a melhor para celebrar uma das maiores vitórias da carreira e inscrever novamente o nome nos quartos de final de uma prova internacional na academia algarvia.
Oito meses depois de perder com o francês na primeira ronda do Vale do Lobo Open I, o tenista português de 25 anos obteve a desforra graças aos parciais de 7-6(8) e 6-3 no Vale do Lobo Open II.
Depois de dois dias cancelados pela chuva, a jornada deste sábado também começou com um atraso considerável devido ao mau tempo e Rocha acabou por tirar proveito da mudança para um court secundário mais pequeno e mais rápido do que aquele em que jogaria inicialmente. As condições de jogo ajudaram o portuense a contrariar a tendência defensiva de Marie, que procuraria aproveitar um campo maior para o deslocar e prolongar as jogadas.
Assim, o jogador “da casa” recuperou algum controlo do fundo do court e depois de recuperar de um break de desvantagem no primeiro set demonstrou sempre mais iniciativa. O tie-break, em que recuperou de 1-4 e anulou um set point, confirmou a inversão do ascendente e embalou-o para o triunfo, o segundo melhor da carreira considerando o ranking do adversário.
O próximo adversário de Francisco Rocha poderá ser português, dado que o portuense está na mesma secção de Pedro Araújo (468.º), que atua ainda este sábado.