A seleção nacional portuguesa de sub 16 celebrou a primeira vitória na Taça Davis Júnior ao vencer o Egito por 3-0 e concluiu a fase de grupos no terceiro lugar, apontando o foco à luta pelo nono lugar da classificação final em Antália, na Turquia.
Depois das derrotas contra a Polónia (3-0) e os Estados Unidos da América (2-1) nos embates que afastaram Portugal da luta pelos quartos de final, a equipa de Vítor Pereira fechou com um sorriso a participação na fase de grupos ao vencer os três encontros desta quarta-feira.
A primeira vitória foi assegurada por Salvador Monteiro com os parciais de 6-2 e 7-5 sobre Seifelden Mostafa Samih. Depois, Gonçalo Castro resolveu o frente a frente ao superar Mohamed Sherif Eyad Reda Ezzat por 6-1 e 7-5. Já no par, a equipa das quinas dilatou a vantagem com Rodrigo Leal e Salvador Monteiro a passarem por Marwan Ehab e Seifelden Mostafa Samih pelos parciais de 6-2 e 6-3.
Como terceiro classificado do Grupo 1, Portugal discutirá os “quartos de final” do play-off de atribuição do nono ao 16.º lugares com a anfitriã Turquia, que perdeu com o México e terminou o Grupo 3 na quarta posição.