Três meses depois de se sagrar vice-campeã europeia, a seleção portuguesa de sub 16 iniciou a segunda participação da história na Taça Davis Júnior com uma derrota por 3-0 contra a Polónia.
No primeiro encontro da fase de grupos em Antália, na Turquia, o capitão Vítor Ferreira lançou a jogo os três representantes lusos, mas sem sucesso: Salvador Monteiro perdeu o primeiro encontro do dia por 6-4 e 6-1 frente a Jan Chlodnicki, Gonçalo Castro cedeu por 7-5 e 6-3 no singular frente a Jan Sadzik que resolveu o frente a frente e no par, importante para as contas finais, Monteiro e Rodrigo Leal foram travados — 7-6(5) e 6-2 — por Chlodnicki e Antoni Kasperski.
Com este resultado, a Polónia assumiu a liderança do Grupo 1 a par dos Estados Unidos da América, que venceram o Egito por 3-0. Apenas os dois primeiros classificados de cada conjunto passam aos quartos de final, com as restantes a jogarem os respetivos play-offs para a definição das posições finais.
Esta é a segunda vez em que Portugal participa na Taça Davis Júnior, equivalente ao Campeonato do Mundo por Equipas de sub 16. Em 2001, a seleção nacional composta por Frederico Gil, Filipe Farinha e Peter Rodrigues com Miguel Soares como capitão foi até Santiago, no Chile, e conquistou o quarto lugar.