Daniel Marincas e José Freitas tornaram-se nos primeiros vencedores portugueses do Vale do Lobo Open I, o primeiro de dois torneios da categoria ITF M25 que a Federação Portuguesa de Ténis organiza, na Vale do Lobo Tennis Academy, entre os dias 10 e 24 de novembro.
A disputar apenas o sexto torneio profissional da carreira (todos em 2024), o jovem José Freitas foi o primeiro tenista “da casa” a celebrar ao passar pelo alemão Paulo Knippling, 16.º cabeça de série, com os parciais de 6-2 e 6-2.
Este resultado permitiu ao tenista de 18 anos apurar-se pela quinta vez para a ronda de acesso ao quadro principal de singulares, que vai discutir com o suíço Andrin Casanova (1263.º ATP), responsável pela eliminação de Vicente Couto com os parciais de 6-4 e 6-0.
No final da jornada, Daniel Marincas duplicou a contagem de vitórias lusas com uma reviravolta (4-6, 6-3 e 10-3) sobre o britânico Russell Henderson para juntar o nome ao do compatriota na última ronda do qualifying.
O algarvio de 19 anos tem os olhos postos no sexto quadro principal da carreira, mas para o alcançar terá de surpreender o primeiro cabeça de série Finn Bass (1110.º), da Grã-Bretanha.
Logo pela manhã já tinha havido um jogador português a seguir em frente, mas sem precisar de entrar em ação: Freddie Healey beneficiou da falta de comparência do dinamarquês Nikolaj Katic para avançar diretamente até à segunda eliminatória da fase de qualificação e fará a estreia no torneio contra Alejanro Turriziani Alvarez (1113.º). O espanhol, segundo cabeça de série, levou a melhor sobre João Barreto por 6-2 e 6-4.
Menos felizes foram Rodrigo Cruz, João Luís Silva e Francisco Guimarães, eliminados na ronda de estreia deste Vale do Lobo Open I, que na segunda-feira ficará com o quadro principal completo.
A lista de inscritos é liderada pelo argentino Santiago Fa Rodriguez (228.º ATP e ex-157.º), pelo italiano Lorenzo Giustino (274.º e ex-127.º), pelo francês Jules Marie (277.º) e pelo belga Gauthier Onclin (263.º e ex-194.º).
Frederico Silva (394.º), recém-coroado campeão nacional absoluto pela primeira vez, lidera uma comitiva lusa de que também fazem parte Pedro Araújo (472.º), Tiago Pereira (536.º), Francisco Rocha (697.º) e Diogo Marques (903.º).