Henrique Rocha eliminou o número 103 mundial Federico Coria (já foi top 50) por 7-6(3) e 6-3 e apurou-se para as meias-finais do Challenger 75 de Lima, no Peru, um resultado importante nas contas do apuramento para o Next Gen Finals de Jidá, na Arábia Saudita.
O tenista português de 20 anos resistiu a um parcial inaugural pautado pelo equilíbrio, que se prolongou por quase uma hora e meia, e “disparou” no arranque da segunda partida para aplicar um pneu ao ex-número 49 mundial e alcançar pela quinta vez na carreira — todas esta temporada — as meias-finais de um torneio Challenger.
Em termos de ranking, a vitória desta sexta-feira foi a quarta melhor da carreira para Henrique Rocha, que durante 2024 já derrotou três jogadores do top 100 (Camilo Ugo Carabelli, Casper Ruud e Thiago Wild).
Os 22 pontos já ganhos em Lima assumem uma importância redobrada dada a corrida a Jidá, onde em dezembro estarão os oito melhores jogadores de sub 20 do mundo. O portuense ocupa o 11.º lugar da tabela, mas caso supere o próximo obstáculo sobe ao 10.º e no melhor dos casos pode sair de Lima no oitavo, sendo muito provável que pelo menos o líder da tabela Arthur Fils, já número 20 mundial, abdique da ida à Arábia Saudita e abra mais uma vaga.
De volta ao Peru, o próximo adversário do número três nacional será Elmer Moller (172.º), o mais recente campeão do Braga Open.