OEIRAS — Frederico Silva (394.º ATP) voltou a agarrar-se ao estatuto de primeiro cabeça de série e venceu Francisco Rocha (697.º) por 6-1 e 6-2 para chegar pela primeira vez à final do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto.
No encontro que colocou frente a frente os dois jogadores mais cotados entre os quatro semifinalistas, o caldense foi mais agressivo, capitalizou os erros cometidos em excesso pelo portuense e celebrou a terceira vitória da semana, sempre em dois sets.
Travado nas meias-finais em 2011, 2014 e 2020, Frederico Silva vai jogar pela primeira vez a final da prova rainha do ténis nacional.
De olhos postos no título, o número cinco nacional terá como derradeiro oponente o vencedor do encontro entre Guilherme Valdoleiros e Daniel Batista, os dois protagonistas da véspera ao surpreenderem Pedro Araújo e Diogo Marques.
Dos quatro semifinalistas, Rocha era o único a conhecer a sensação de disputar uma final de singulares no Campeonato Nacional (foi vice-campeão em 2022), pelo que para além da coroação de um campeão inédito também se tornou certo que a edição centenária terá dois novos finalistas.