OEIRAS — Guilherme Valdoleiros e Daniel Batista eliminaram dois dos principais candidatos ao título e apuraram-se para as meias-finais do Campeonato Nacional Absoluto, que na metade oposta do quadro terá um encontro entre Frederico Silva e Francisco Rocha.
Oitavo cabeça de série fruto do quarto lugar no ranking nacional, Guilherme Valdoleiros assinou a grande surpresa da jornada ao eliminar Pedro Araújo por 6-2 e 6-2.
O lisboeta de 21 anos era o segundo cabeça de série graças ao 476.º lugar que ocupa no ranking mundial e procurava a segunda presença na final da competição, três anos depois de ter sido finalista pela primeira vez.
Com a melhor vitória da carreira, Guilherme Valdoleiros — que ainda não tem classificação internacional — marcou encontro nas meias-finais com Daniel Batista.
O jogador do CIF celebrou pela quinta vez esta semana (começou a campanha no qualifying) ao surpreender o setubalense Diogo Marques (902.º ATP), quarto cabeça de série, com os parciais de 6-1 e 7-6(2).
Do encontro de sexta-feira entre Valdoleiros e Batista sairá um finalista inédito, enquanto na metade superior do quadro ainda é possível que Rocha repita a presença de 2022 na decisão de singulares.
O portuense (692.º ATP) não tremeu no duelo com o jovem Salvador Monteiro e venceu por 6-2 e 6-2, marcando encontro com o maior candidato ao título, Frederico Silva, que alcançou pela quarta vez na carreira as meias-finais ao derrotar o qualifier Gonçalo Quintela por 6-0 e 6-1.