Francisca Jorge e Matilde Jorge na final de pares do Campeonato Nacional pela sexta vez

Sara Falcão/FPT

OEIRASFrancisca Jorge e Matilde Jorge continuam a somar vitórias lado a lado e na tarde desta quinta-feira carimbaram pela sexta vez o apuramento para a final de pares do Campeonato Nacional Absoluto/Taça Guilherme Pinto Basto enquanto parceiras.

Favoritas indiscutíveis à vitória, as irmãs vimaranenses (respetivamente 133.ª e 119.ª classificadas no ranking WTA) levaram a melhor sobre Sofia Prazeres e Madalena Santos com os parciais de 6-1 e 6-2.

Prazeres, de 50 anos, e Santos, de 17, formaram a dupla com maior diferença de idades da 100.ª edição do Campeonato Nacional.

A mais velha continua a ser uma das melhores tenistas portuguesas da história (ainda é a quinta com melhor ranking WTA, à frente das duas irmãs Jorge) e tem o nome inscrito entre as maiores recordistas da prova rainha do ténis nacional, na qual conquistou nove títulos de singulares consecutivos (entre 1990 e 1998) e seis de pares em oito finais (dois com Tânia Couto, três com Joana Pedroso e um com Ana Catarina Nogueira).

Francisca Jorge e Matilde Jorge são as primeiras cabeças de série e vão lutar pelo título com Angelina Voloshchuk e Amália Suciu, as segundas favoritas, que passaram por Lena Couto e Teresa Franco Dias com os parciais de 6-3 e 6-3.

Esta será a primeira decisão num Campeonato Nacional Absoluto para Voloshchuk e Suciu, enquanto para as irmãs Jorge será a sexta como parceiras. Lado a lado, Francisca Jorge e Matilde Jorge sagraram-se campeãs nacionais de pares em 2018, 2019, 2021, 2022 e 2023, mas a mais velha também venceu em 2016 com Rita Vilaça e em 2017 com Maria Inês Fonte, enquanto a mais nova tem no currículo um título em pares mistos, ao lado de José Ricardo Nunes, na edição de 2018. Em singulares, Francisca Jorge venceu as sete decisões que disputou, quatro delas contra Matilde Jorge.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share