OEIRAS — Francisca Jorge não perdeu tempo e iniciou o ataque ao oitavo título de campeã nacional com a 28.ª vitória consecutiva na prova que domina desde 2017.
A melhor tenista portuguesa da atualidade (esta semana ocupa o 190.º lugar no ranking WTA) venceu por 6-0 e 6-0 a lucky loser Iara Guerreiro Gonçalves, que depois de ser eliminada no qualifying foi repescada para o quadro principal e venceu Catarina Silva por números semelhantes (6-1 e 6-0).
Com esta vitória, Francisca Jorge deu o primeiro de quatro passos necessários para se tornar na terceira mulher a vencer por oito vezes consecutivas a prova rainha do ténis nacional, igualando os oito títulos de Angelica Plantier para só ficar atrás de Sofia Prazeres (nove) e Leonor Peralta (13), as duas jogadoras que venceram mais de sete seguidos.
A próxima adversária será Amália Suciu, que confirmou o favoritismo sobre a qualifier Mariana Cunha e venceu por 6-3 e 6-2 no encontro de estreia.
Na mesma metade do quadro, Teresa Franco Dias estava a liderar por 5-1 contra a colega de treinos Analu Freitas quando uma lesão na perna esquerda forçou a jogadora mais nova do CIF a abdicar da conclusão do embate. Segue-se Elizabet Hamaliy, que dois dias depois de beneficiar da desistência de Maria Garcia em pleno terceiro set liderava por 6-3 e 3-0 perante Catarina Moreira quando uma indisposição da adversária acabou com o encontro.