Henrique Rocha levou a melhor sobre Gastão Elias num encontro improvisado em que o mais velho dos dois portugueses entrou à última hora para o lugar de Cristian Garin e apurou-se para a segunda ronda do Challenger 75 de Lima, no Perú.
Num encontro com dois atos, o jovem de 20 anos (esta semana no 173.º lugar do ranking) tirou proveito da melhor forma para derrotar o compatriota (307.º) por 6-4 e 6-0 num embate em que, após sofrer o primeiro break ao 4-4, Elias deixou de conseguir fazer frente ao mais novo.
Com a vitória desta terça-feira, Henrique Rocha agendou um reencontro com Tomas Barrios Vera (152.º). Há uma semana, o chileno de 26 anos levou a melhor por 6-1 e 6-2 nos quartos de final do Challenger 75 de Guaiaquil, no Equador, que terminou como vice-campeão.
O tenista portuense está na luta por um lugar no Next Gen Finals, mas já só tem duas semanas para somar pontos que lhe permitam saltar do 11.º lugar para uma posição de qualificação para o torneio que reúne os oito melhores jogadores de sub 20 do mundo em Jidá, na Arábia Saudita. O mais certo é que Arthur Fils, francês que lidera esta tabela, abdique da participação devido ao estatuto (top 20) e calendário que já tem como jogador de elite.