2024 está a ser um ano de estreias para Jasmine Paolini e este sábado ganhou mais um capítulo dourado ao proporcionar à tenista italiana a primeira vitória da carreira no WTA Finals, o torneio que reúne, em Riade, a capital da Arábia Saudita, as oito melhores jogadoras do ano.
Na estreia, a carismática tenista italiana celebrou a terceira vitória em cinco encontros com Elena Rybakina ao vencer a cazaque por 7-6(5) e 6-4 no segundo encontro de singulares do dia.
Com este resultado, a finalista de Roland-Garros e de Wimbledon juntou-se a Aryna Sabalenka na liderança do Grupo Roxo. Horas antes, a bielorrussa iniciou o ataque ao título — e à permanência no topo do ranking — com um triunfo esclarecedor sobre Zheng Qinwen.
Paolini é, aos 28 anos, a segunda jogadora mais velha a estrear-se no WTA Finals, apenas superada por Li Na, que tinha 29 anos quando competiu na prova pela primeira vez em 2011. Para além disso, a italiana também é a única jogadora entre o elenco de 2024 a qualificar-se quer em singulares, quer em pares (ao lado da compatriota Sara Errani).
Na segunda-feira, Sabalenka jogará contra Rybakina e Paolini contra Zheng.
Não entendo o comentário sobre a Paolini ser a segunda mais jovem a estrear-se na competição.
Basta constatar que Sabalenka tem 26 e Rybakina 25 anos são mais jovens nem se estrearam este ano.
Ou será que quis dizer a segunda mais velha?
A mais velha, sim. Obrigado pela chamada de atenção!