A número um mundial Aryna Sabalenka assinou o primeiro triunfo da histórica edição do WTA Finals em Riade, a capital da Arábia Saudita, onde a bielorrussa deu um passo importante rumo à missão de terminar a temporada na recém-reconquistada liderança do ranking.
Principal candidata à vitória no torneio que reúne as oito melhores jogadores da temporada, a bielorrussa de 26 anos deu mais uma demonstração de poderio ao derrotar Zheng Qinwen por 6-3 e 6-4, parciais da quarta vitória em quatro encontros esta temporada frente à chinesa.
Depois de fazer história ao vencer os Jogos Olímpicos de Paris, a tenista asiática terminou a época regular como uma das jogadoras em melhor forma ao vencer o torneio de Tóquio, atingir a final em Wuhan e as meias-finais em Pequim, mas este sábado esteve longe do nível apresentado na gíria asiática e depois de meia-hora equilibrada não conseguiu fazer frente ao ténis mais agressivo de Sabalenka, que quebrou o serviço nos momentos certos para entrar na competição com uma vitória muito convincente.
A maneira mais simples da jogadora bielorrussa terminar o ano como líder do ranking é vencer os três encontros da fase de grupos, mas em alternativa também poderá fazê-lo ao chegar à final. Iga Swiatek, que luta com ela pelo topo da hierarquia, só conseguirá atingir o objetivo se vencer a prova e mesmo nesse caso poderá não ser suficiente.
A ação deste sábado no Grupo Roxo ficará concluída com o embate entre a estreante Jasmine Paolini e Elena Rybakina.