Henrique Rocha (179.º ATP) estava em pleno terceiro set quando beneficiou da desistência do argentino Juan Manuel Cerúndolo (142.º e sexto cabeça de série) para chegar aos quartos de final do Challenger de Guaiaquil, no Equador.
O marcador registava igualdade total — 7-5, 6-7(5) e 3-3 — quando o português, que teve um match point na segunda partida, beneficiou da desistência do argentino sentiu cãibras na mão e ficou incapacitado de segurar a raqueta mesmo depois de ser assistido pelo fisioterapeuta da prova.
Os quartos de final em Guaiaquil serão os nonos do ano para Henrique Rocha e oitavos no ATP Challenger Tour. Apesar de estar a viver a melhor temporada da carreira, o portuense — que está na luta pelo apuramento para o “Masters” sub 20 — chegou à localidade equatoriana com cinco derrotas nos últimos seis encontros.
Para ir ainda mais longe e chegar aos quartos de final, o número três nacional terá de superar Tomas Barrios Vera. O chileno está no 170.º posto da hierarquia, mas no início da temporada chegou a figurar no 93.º lugar.