Henrique Rocha voltou a celebrar e apurou-se para a segunda ronda do Challenger de Guaiaquil, no Equador, horas depois de Gastão Elias ter seguido o caminho inverso.
Depois de duas derrotas consecutivas no Brasil (chegou à segunda ronda em Campinas, mas não passou da primeira em Curitiba), o jovem português de 20 anos deu a volta ao sul-coreano Gerard Campana Lee (372.º classificado no ranking ATP) e voltou a celebrar graças aos parciais de 4-6, 6-2 e 6-2.
Atualmente no 179.º lugar da hierarquia mundial, Henrique Rocha ocupa o 11.º na tabela que apura os oito primeiros para o Next Gen ATP Finals de Jidá, onde no final do ano o circuito masculino reunirá os melhores jogadores sub 20 da temporada.
Depois de surpreender Casper Ruud para assinar a primeira vitória de um tenista português sobre um top 10 na Taça Davis, o jovem portuense foi quartofinalista do Lisboa Belém Open, mas registou quatro derrotas nos cinco encontros que disputou nas semanas seguintes.
Com a vitória desta terça-feira em Guaiaquil, ficará à espera do vencedor do embate argentino entre Juan Manuel Cerúndolo (142.º e sexto cabeça de série) e Renzo Olivo (266.º) para conhecer o próximo adversário na localidade equatoriana.