Jaime Faria protagonizou uma semana perfeita em Curitiba e conquistou o maior título da carreira ao sagrar-se campeão do ATP Challenger 100 brasileiro com uma vitória sobre o favorito do público Felipe Meligeni (6-4 e 6-4) na final deste domingo.
Campeão de um Challenger 75 em abril (o Oeiras Open 4) é finalista de um Challenger 125 há duas semanas (em Valência), o jovem português de 21 anos conquistou o sexto título de uma temporada em que começou por brilhar no circuito ITF, com destaque para os quatro títulos ganhos em quatro semanas consecutivas no Algarve.
Meligeni tinha ganho o único encontro anterior entre ambos, na terceira e última ronda do qualifying de Roland-Garros, em maio.
Com a campanha em Curitiba, Jaime Faria vai ganhar mais de 20 posições no ranking, podendo mesmo chegar ao top 120 (na pior das hipóteses será 121.º) apenas duas semanas depois de se ter tornado no segundo português mais novo a entrar no top 150.
O título deste domingo foi o melhor desfecho possível para a viagem do número dois nacional até à América do Sul, de onde regressa para preparar a participação no Campeonato Nacional Absoluto (2-9 novembro), onde será o indiscutível favorito ao título.