Irene Burillo Escorihuela e Leonie Kung jogam final de favoritas no Loulé Ladies Open by Cimpor

Irene Burillo Escorihuela e Leonie Kung vão discutir uma rara final entre favoritas no Loulé Ladies Open by Cimpor, que este sábado coroou Michika Ozeki e Lian Tran como campeãs de pares. A quarta edição do ITF W35 organizado pelo Clube de Ténis de Loulé com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis termina este domingo.

Pela primeira vez esta semana, a chuva perturbou o decorrer da ação e fez com que as meias-finais de singulares se desenrolassem já sob os holofotes.

Primeira cabeça de série, Irene Burillo Escorihuela (225.ª WTA) voltou a ser a primeira a seguir em frente. Desta vez, a espanhola de 27 anos passou pela neerlandesa Stephanie Judith Visscher (535.ª) num encontro sem história, resolvido com os parciais de 6-2 e 6-3 e sempre a favor da jogadora de Saragoça, que apresentou mais armas e dominou do fundo do court para inscrever o nome na final.

Depois, Leonie Kung (244.ª) confirmou o estatuto de segunda pré-designada ao vencer Yasmine Mansouri (348.ª) por 7-5 e 6-2 num embate totalmente diferente, em que a francesa — a jogadora em melhor forma na série de provas algarvias, ao longo das quais somou 10 vitórias (foi finalista na Quinta do Lago e semifinalista em Faro — esteve perto de arrecadar a primeira partida e continuou a dar muita luta na segunda.

O desgaste acumulado ao longo das três semanas aliado ao pouco tempo de recuperação de uma constipação que a fez baixar o rendimento em Loulé impediu-a de dar outra cor ao encontro depois de ameaçar o contra break no segundo set, pondo fim a um mês de sucesso acompanhada pelo treinador português Ricardo Gomes.

Marcada para as 11 horas deste domingo, a final do Loulé Ladies Open by Cimpor será um raro encontro entre as duas jogadoras mais cotadas no “Dia D” de uma prova ITF. E será o segundo capítulo da rivalidade entre Burillo Escorihuela e Kung, com a espanhola a levar a melhor no primeiro, em abril e sobre terra batida, num ITF W75 jogado no país da adversária.

Será a 13.ª final da carreira, terceira da temporada e segunda em solo português (venceu um ITF W25 em Lisboa há três anos) para Irene Burillo Escorihuela, que pode ficar praticamente assegurada com um título em Loulé.

Para Leonie Kung, a decisão deste domingo será a sétima da temporada e 19.ª nona da carreira, mas primeira em Portugal.

A espanhola procura o sexto título e segundo de 2024, a suíça o 10.º e terceiro este ano.

Nos pares, o título sorriu à japonesa Michika Ozeki e à neerlandesa Lian Tran. As quartas cabeças de série levaram a melhor sobre Salma Drugdova e Marie Weckerle por 6-4 e 6-2 e conquistaram o primeiro título lado a lado.

Para a tenista do Japão tratou-se do sétimo da carreira, terceiro do ano e mais importante de todos; para a jogadora dos Países Baixos foi a quinta conquista da carreira, primeira de 2024 e também a mais importante até ao momento.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share