Irene Burillo Escorihuela, Leonie Kung, Yasmine Mansouri e Stephanie Visscher compõem o elenco das meias-finais da quarta edição do Loulé Ladies Open by Cimpor. Organizado pelo Clube de Ténis de Loulé com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis, este ITF W35 decorre até domingo e conta com entrada gratuita ao longo de toda a semana.
Primeira cabeça de série, Irene Burillo Escorihuela (225.ª WTA) foi a primeira a seguir em frente. Logo pela manhã, a espanhola resistiu a um embate equilibrado com a qualifier Sofia Shapatava (569.ª) e travou a tenista da Geórgia, ex-número 186 mundial, com os parciais de 7-6(2) e 6-3.
A jogadora natural de Saragoça procura a 13.ª final da carreira, terceira da temporada e segunda em solo português (venceu um ITF W25 em Lisboa há três anos), mas também a estreia no top 200, que pode ficar praticamente assegurada com um título em Loulé.
Para isso, terá de ultrapassar Stephanie Judith Visscher (535.ª) nas meias-finais. A tenista dos Países Baixos é a única semifinalista que não pertence à lista de cabeças de série e chegou a esta fase graças a um triunfo por 7-6(2) e 7-5 sobre a parceira de pares, a polaca Weronika Falkowska (562.ª), com quem venceu o torneio de Faro na semana passada.
Visscher é três anos mais nova e já conta com quatro títulos de singulares (em seis decisões), os dois mais recentes em 2024, mas todos são da categoria ITF W15, pelo que em Loulé ambiciona conquistar o mais importante da carreira no capítulo individual.
Bem mais trabalhosas foram as vitórias das favoritas na metade inferior do quadro, ambas forçadas a batalhas de três partidas que superaram as 2h30 de duração.
A suíça Leonie Kung (244.ª) deu a volta à qualifier dinamarquesa Johanne Christine Svendsen (680.ª) para vencer por 5-7, 6-4 e 6-1 ao cabo de 2h30 num embate em que a tenista mais nova ficou sem forças para lutar na partida decisiva.
Este sábado, a tenista helvética tentará alcançar a sétima final da temporada e 19.ª nona da carreira, mas para isso terá de obter vingança de Yasmine Mansouri (348.ª), quarta cabeça de série.
A francesa levou a melhor há oito dias, para chegar às meias-finais em Faro (na semana anterior foi finalista na Quinta do Lago), e esta sexta-feira assinou a 10.ª vitória em singulares desde que chegou ao Algarve ao dar a volta à sérvia Mia Ristic (392.ª), oitava favorita. Venceu por 5-7, 6-2 e 6-1 num encontro de 2h55 em que resistiu a muitas dificuldades no serviço — com destaque para 13 duplas faltas e apenas 49% de primeiras bolas colocadas.
A final na Quinta do Lago foi a quinta do ano e 10.ª da carreira para Mansouri, que em Loulé procura o sexto título e a estreia no top 300 mundial — agora a um triunfo de distância.
A jornada deste sábado começará com a final de pares, logo às 11 horas, Salma Drugdova/Marie Weckerie e Michika Ozeki/Lian Tran.
Terceiras cabeças de série, Drugdova e Weckerle celebraram o apuramento logo de manhã ao triunfarem por 6-1, 5-7 e 11-9 contra a letã Diana Marcinkevica e a grega Martha Matoula, as segundas mais cotadas da competição. Já Ozeki e Tran, quartas pré-designadas, celebraram na reta final da jornada com uma vitória por 6-4 e 7-4 sobre as cabeças de cartaz Weronika Falkowska e Stephanie Visscher.