Henrique Rocha caiu à primeira no Challenger 100 de Curitiba e terminou de forma precoce a participação no segundo torneio consecutivo desta categoria na América do Sul, para onde viajou à procura de pontos que lhe permitam marcar presença no Next Gen Finals.
O tenista português era o sétimo cabeça de série fruto do 170.º lugar no ranking, mas ficou muito aquém do nível necessário para passar pelo brasileiro Karue Sell (262.º) e perdeu pelos parciais de 6-4 e 6-0 com o tenista da casa ao cabo de 64 minutos.
O número três nacional só colocou 49% de primeiros serviços ao longo de todo o encontro e para além da má prestação no golpe de saída (venceu 25% dos pontos com o segundo serviço) também não teve um dia feliz na resposta, vencendo apenas 12 dos 41 pontos disputados no serviço de Sell.
Eliminado na segunda ronda em Campinas e na primeira em Curitiba, Henrique Rocha terá como próximo desafio o Challenger de Guaiaquil, no Equador.
Bem mais feliz foi Gastão Elias (326.º), que de forma épica — anulou quatro match points — venceu o terceiro cabeça de série Daniel Galán (113.º) em 3h34 para inscrever o nome na segunda ronda. Jaime Faria, o outro português presente em Curitiba, só se estreia na terça-feira.
Jogou mais uma vez péssimamente, incapaz de perceber que não pode cometer tantos erros e sem capacidade de leitura de jogo. Não consegue alterar a forma de jogar quando as coisas não correm bem e assim é meio caminho andado para o infortunio.