Frederico Silva começou o dia a vencer Duarte Vale e terminou a celebrar contra Pedro Araújo para carimbar o apuramento para a final do ITF M25 de Sintra, que será a terceira da temporada.
Depois de vencer o terceiro set do encontro dos quartos de final que tinha sido interrompido na véspera, o melhor classificado dos tenistas portugueses em prova (está no 454.º lugar e defende o estatuto de segundo cabeça de série) regressou à ação e venceu o compatriota (512.º) por 6-4 e 7-6(4) em 2h24.
Araújo também tinha resolvido na primeira metade da jornada o encontro da ronda anterior e procurava igualmente a terceira presença em finais esta temporada, mas primeira na categoria ITF M25.
Ao resistir ao segundo braço de ferro luso do dia, Frederico Silva ganhou a oportunidade de lutar pelo segundo título de 2024 e 18.º da carreira — todos no circuito ITF (perdeu as quatro finais Challenger que jogou).
Campeão em Castelo Branco e vice-campeão em Satu Mare, na Roménia, o jogador das Caldas da Rainha vai discutir o título de Sintra com Gauthier Onclin (297.º) naquela que será uma final entre os dois jogadores mais cotados da prova.
O belga começou o dia a eliminar João Domingues nos quartos de final e já nas meias-finais venceu o norte-americano Alafia Ayeni (492.º) por 6-2 e 6-1 em apenas 70 minutos.