Francisca Jorge (187.ª WTA) voltou a estar perto da melhor vitória da carreira, mas acabou por despedir-se do ITF W100 de Shrewsbury, em Inglaterra, na primeira ronda após dar muita luta à segunda cabeça de série do torneio, Oceane Dodin (92.ª).
Uma semana depois de ter deixado escapar um match point contra Arantxa Rus (81.ª) em Cornellà de Llobregat, a melhor jogadora portuguesa da atualidade perdeu por 6-7(6), 6-4 e 6-2 com a francesa ao cabo de 1h49 num embate em que se destacou pelos 16 ases apontados.
A vimaranense de 24 anos protagonizou uma recuperação auspiciosa na primeira partida ao transformar um 3-5 num tie-break com final feliz. Depois, ameaçou feito semelhante no segundo set ao recuperar novamente de um break de atraso (0-2) até ao 4-4, momento em que um jogo de serviço menos conseguido deu a Dodin a janela de oportunidade necessária para tomar conta do encontro até ao fim.
Eliminada nos singulares, Francisca Jorge aponta o foco para a variante de pares, na qual defende o estatuto de primeira cabeça de série ao lado da escocesa Maia Lumsden. Com um bye na primeira ronda, a portuguesa está diretamente apurada para os quartos de final, que joga na quinta-feira.