Jannik Sinner venceu Novak Djokovic pela quarta vez no último ano e conquistou pela primeira vez o ATP Masters 1000 de Xangai, negando ao sérvio um quinto título em cinco finais na prova chinesa e o 100.º troféu de campeão da carreira.
A disputar a oitava final da temporada, o número um mundial triunfou pelos parciais de 7-6(4) e 6-3 para conquistar o sétimo título — só perdeu a decisão do ATP 500 de Pequim, para Carlos Alcaraz, na semana passada e após mais de três horas naquele que foi considerado um dos melhores embates de 2024.
Com a vitória deste domingo, Sinner igualou o frente a frente com Djokovic (4-4). O italiano venceu quatro dos últimos cinco embates, a começar pela fase de grupos do ATP Finals da temporada passada (Djokovic vingou-se na final), seguindo-se as meias-finais da Taça Davis e do Australian Open, já este ano.
A vitória em Xangai traduziu-se no sétimo título da época e 17.º da carreira para Jannik Sinner, que venceu pela quarta vez na categoria ATP Masters 1000. O tenista de San Candido já tinha vencido as provas de Miami e Cincinnati e tornou-se no primeiro jogador desde Rafael Nadal, em 2018, a conquistar três torneios desta categoria numa só época.
Novak Djokovic procurava tornar-se no terceiro homem a erguer 100 troféus de campeão em singulares, seguido os passos de Jimmy Connors (109) e Roger Federer (103). O tenista de Belgrado também perseguia o 72.º título em hard courts, que lhe permitiria ultrapassar o registo do suíço e tornar-se no recordista do circuito masculino nesta superfície.