Henrique Rocha (163.º classificado no ranking ATP), Jaime Faria (168.º) e Gastão Elias (305.º) conheceram este sábado os primeiros adversários no Challenger 100 de Campinas, no Brasil, onde o mais velho atua já este domingo no qualifying.
Rocha defende o estatuto de sétimo cabeça de série e estreia-se contra o wild card brasileiro Matheus Bueres, número 2077 mundial de singulares dois anos depois de ter ocupado a 1298.ª posição. Se confirmar o favoritismo, o jovem português de 20 anos discutirá a segunda ronda com um qualifier.
Faria, que este domingo ainda joga a final do Challenger 125 de Valência, em Espanha, a mais de 8.000km da localidade brasileira, ficou fora da lista de pré-designados e terá de medir forças com o boliviano Hugo Dellien (108.º e ex-64.º), o terceiro jogador mais cotado da prova. Por estar a disputar uma final noutro continente, o português de 21 anos terá direito a jogar a primeira ronda apenas na quarta-feira.
Elias regressa a um palco de boas memórias, onde em 2017 conquistou o título, desta vez para jogar a fase de qualificação. O recordista português de títulos (10) e finais (23) no ATP Challenger Tour é o segundo cabeça de série do qualifying e abre a campanha contra o mexicano Rodrigo Pacheco Mendez (441.º),