Jaime Faria não resistiu ao cabeça de cartaz Pedro Martínez e sagrou-se vice-campeão do Challenger 125 de Valência, em Espanha, onde jogou a segunda e mais importante final do ano e da carreira no circuito secundário e amealhou pontos suficientes para entrar pela primeira vez no top 150 do ranking ATP.
Na final deste domingo, o português de 21 anos (168.º classificado na hierarquia mundial) cedeu por 6-1 e 6-3 para o tenista da casa, seis anos mais velho e no 45.º posto.
A final teve um único sentido durante grande parte do tempo e Martínez chegou a liderar por 6-1 e 5-1, mas o tenista lisboeta recuperou um dos breaks de atraso e ainda anulou seis match points antes de perder o encontro.
Se o plano se mantiver, Jaime Faria terá uma viagem transatlântica de mais de 8.000km até Campinas para jogar, já na quarta-feira, a primeira ronda de um Challenger 100 que assinalará a estreia na América do Sul.
Certa é a estreia do tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis no top 150 do ranking ATP já na segunda-feira, tornando-se no 10.º homem português a integrar essa elite.