A 13.ª edição do Faro Ladies Open começa esta segunda-feira e realiza-se até 20 de outubro no Centro de Ténis e Padel de Faro com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis. Na fase de qualificação deste ITF W35 estão oito portuguesas e duas delas medem forças logo na primeira ronda.
Angelina Voloshchuk, Lena Couto, Amália Suciu, Analu Freitas, Teresa Franco Dias, Maria Beatriz Teixeira, Carla Tomai e Catarina Moreira são as jogadoras lusas entre o elenco do qualifying e atuam já na jornada inaugural, com destaque para o embate entre as duas primeiras.
Voloshchuk é, aos 17 anos, a mais cotada das representantes portuguesas que vão a jogo nesta fase e graças à 775.ª posição no ranking WTA defende o estatuto de 11.ª cabeça de série. Couto também tem classificação profissional (1216.ª).
A algarvia Suciu (1355.ª) discutirá a passagem à ronda de acesso com a sétima cabeça de série, a alemã Angelina Wirges (641.ª), enquanto Freitas (1395.ª) desafiará a germânica Emily Seibold (672.ª) e Franco Dias (1395.ª) jogará pela primeira vez com ranking WTA frente à polaca Xenia Bandurowska (1102.ª).
Nos restantes encontros, Teixeira medirá forças com a francesa Sarah Iliev (683.ª), Tomai com Anastasiia Grechkina (801.ª) e Moreira com a dinamarquesa Rebecca Munk Mortensen (567.ª).
Depois de 21 anos de ausência, o circuito mundial feminino regressou à capital do Algarve em 2023 e coroou como campeã a francesa Harmony Tan. Em 2024, Matilde Jorge (366.ª) será a melhor tenista portuguesa entre as inscritas, ela que chega a Faro com o título de pares do ITF W50 da Quinta do Lago na bagagem. A vimaranense de 20 anos inaugurou recentemente o palmarés individual ao vencer o ITF W35 de Leiria.