Jaime Faria celebrou pela quarta vez em Valência e carimbou o acesso à final de um Challenger pela segunda vez na carreira, sendo esta a mais importante por tratar-se de um torneio da categoria 125.
O jovem português de 21 anos (168.º classificado no ranking ATP) deu a volta ao norte-americano Nicolas Moreno de Alboran (144.º e ex-campeão do Braga Open) para triunfar com os parciais de 4-6, 6-3 e 7-6(2) em plena sessão noturna após anular dois match points a 4-5 do parcial decisivo.
As meias-finais em Valência foram as quartas do ano e da carreira para Jaime Faria em torneios do circuito secundário e as terceiras em torneios Challenger 125. Derrotado no Jamor e no Porto, o jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis conseguiu que à terceira fosse de vez e garantiu a presença na final mais importante da carreira.
Campeão do Oeiras Open 4 em maio, um torneio dois níveis abaixo deste que acontece em Valência, o lisboeta terá, este domingo, a oportunidade de lutar pelo maior título do palmarés e sexto de um ano que começou com quatro troféus consecutivos em provas ITF M25 no Algarve.
O derradeiro adversário será um favorito do público: o espanhol Pedro Martínez, número 45 mundial e primeiro cabeça de série.
Independentemente do resultado da final, Jaime Faria já sabe que na segunda-feira será o 10.º homem português da história a chegar ao top 150 do ranking ATP. O jovem luso tem garantida uma subida de 21 lugares (até 147.º com a presença na final), podendo mesmo subir 41 degraus, até 127.º, com o título.