Frederico Silva, Duarte Vale e Diogo Marques foram os primeiros tenistas portugueses a avançar no quadro de singulares do primeiro de dois ITF M25 consecutivos em Sintra, onde a chuva tem atrapalhado significativamente os planos da organização.
Depois de um longo atraso causado pela chuva, Silva (427.º ATP) confirmou o estatuto de sétimo cabeça de série com uma vitória por 6-2 e 6-4 sobre o qualifier suíço Noah Lopez (1448.º).
O caldense de 29 anos marcou encontro com o compatriota Marques (933.º), que não tremeu no primeiro embate luso do quadro principal e superou Daniel Batista (1936.º) por 6-3 e 6-2.
Antes, já Vale (520.º) tinha passado pelo wild card sueco Joel Hansson (sem classificação profissional) com os parciais de 6-0 e 6-0 em apenas 48 minutos.
Na quinta-feira de manhã serão jogados os restantes encontros da primeira ronda, com destaque para a batalha lusa entre Pedro Araújo e João Portugal, mas também os duelos de João Domingues, Francisco Rocha, Gonçalo Marques e João António.