Frances Tiafoe foi eliminado do ATP Masters 1000 de Xangai na terceira ronda e logo após o cumprimento à rede com Roman Safiullin insultou o árbitro de cadeira Jimmy Pinoargote, um gesto que, de acordo com os regulamentos, deverá custar-lhe todos os pontos e prize-money ganhos no torneio chinês, além da que se espera ser uma multa pesada por parte do circuito masculino.
Na origem dos acontecimentos esteve o 11.º ponto do tie-break do terceiro set. Tiafoe já tinha recebido um warning por violação de tempo e ao aperceber-se de que estava prestes a ultrapassar novamente os limites de tempo simulou o lançamento da bola para tentar fazer reset ao relógio e escapar à penalização. O árbitro de cadeira não se deixou enganar e, apesar das contestações do norte-americano, aplicou-lhe um segundo warning por violação de tempo que resultou na perda do primeiro serviço.
Tiafoe perdeu esse ponto, perdeu o seguinte e, por consequente, perdeu o encontro. E logo após cumprimentar o adversário disparou na direção do árbitro de cadeira: “Fuck you, fuck you”, ouviu-se enquanto o número 17 mundial caminhava na direção de Pinoargote.