Elmer Moller recebe primeiro título Challenger de braços abertos na sexta edição do Braga Open

Eduardo Oliveira/FPT

BRAGA – O jovem dinamarquês Elmer Moller (231.º ATP) é o grande campeão da sexta edição do Braga Open. Depois de duas finais perdidas no ATP Challenger Tour, à terceira foi mesmo de vez para o tenista de 21 anos.

Numa final jogada nos campos cobertos do Clube de Ténis de Braga, como quase todo o torneio, Moller superou o mais experiente e cotado Daniel Elahi Galan (127.º, ex-56.º) com os parciais de 6-4 e 7-6(4).

O primeiro encontro entre ambos foi resolvido em 1h43 e deu a Elmer Moller um sétimo título na carreira, terceiro em 2024, mas claramente o maior de todos, visto tratar-se de um primeiro no circuito secundário do ténis profissional masculino.

Vindo da fase de qualificação, o semifinalista do Del Monte Lisboa Belém Open da semana passada (na altura como lucky loser) somou o décimo triunfo nesta quinzena em Portugal e nesta semana não perdeu qualquer set, batendo tenistas da craveira de Frederico Silva, Vit Kopriva (sétimo cabeça de série), Albert Ramos-Vinolas (sexto favorito e ex-top 20) e no encontro decisivo o quinto pré-designado e antigo top 60.

Moller, de modo geral, foi o melhor servidor na final (apesar do colombiano ter disparado oito áses, mais seis, e ter no serviço uma das melhores armas) e apenas consentiu um ponto de break em todo o compromisso. E ao contrário das duas finais Challenger anteriores, o dinamarquês confirmou o primeiro parcial e neste caso sem necessitar de um terceiro set. Para tal, precisou de recuperar de 0-3 no tie-break para vencer sete dos derradeiros oito pontos do duelo.

De porta abertas ao ténis, Braga consagrou um jovem bastante promissor com estreia marcada para o top 200 do ranking ATP. E mostrou aos portugueses a fabulosa esquerda de que dispõe Moller. A esquerda ao longo da linha, em particular nesta final, esteve intratável e foi chave para o sucesso em toda a semana.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share