O circuito mundial feminino está de volta ao Resort da Quinta do Lago, onde a terceira edição do The Campus Carby VW Ladies Open começa este domingo e acontece até 13 de outubro. Organizado pelo The Campus — o complexo multidesportivo que está situado no coração da Quinta do Lago — com o apoio da Federação Portuguesa de Ténis, este ITF W50 reforça o estatuto de torneio mais importante da região algarvia.
O The Campus Carby VW Ladies Open entrou no calendário da Federação Internacional de Ténis como prova da categoria W25 em 2022, foi elevado a W40 em 2023 e volta a reforçar a posição panorama tenístico do Algarve como W50 em 2024. Serão distribuídos 40.000 dólares (cerca de 36.420 euros) em prize-money e há 50 pontos WTA reservados para a campeã.
As jornadas de domingo e segunda-feira serão reservadas ao qualifying, fase que conta com 27 jogadoras, entre as quais as portuguesas Angelina Voloshchuk (782.ª classificada no ranking WTA), Sara Lança (1202.ª) e Teresa Franco Dias (fará a estreia na hierarquia mundial já esta semana).
Voloshchuk é a número três nacional e no The Campus defende o estatuto de sétima cabeça de série. Ainda com 17 anos, a jovem portuguesa terá como primeira adversária Sara Borkop, dinamarquesa que treina há vários anos no nosso país.
Lança tem a seu cargo o estatuto de 13.ª pré-designada e jogará a primeira ronda da fase de qualificação com a francesa Georgia Kalamaris (898.ª), sabendo logo à partida que em caso de vitória discutirá o apuramento para o quadro principal com Sofia Shapatava (579.ª WTA e ex-186.ª), a jogadora mais cotada desta fase.
Franco Dias procura a segunda vitória individual da carreira no circuito internacional e para a obter terá de passar por Abigail Amos. A britânica está na 1345.ª posição da hierarquia mundial, mas chegou a figurar na 999.ª em maio de 2023.
A partir de terça-feira, toda ação nos courts do The Campus será dedicada aos quadros principais.
A húngara Panna Udvardy será a primeira cabeça de série entre uma lista de inscritas que também conta com a ex-top 10 de singulares e ex-número um de pares Kristina Mladenovic (atualmente no 218.º lugar do ranking individual e no 26.º do de pares, variante em que conquistou 42 títulos, entre os quais seis em 10 finais de torneios do Grand Slam).
Matilde Jorge (386.ª) está na melhor fase da carreira e na sequência dos resultados do último mês — com destaque para o primeiro título, no ITF W35 de Leiria — obteve entrada direta no quadro principal de uma prova desta categoria pela primeira vez.