BRAGA — Francisco Cabral colocou um ponto final no jejum de títulos que se prolongava há um ano e meio e sagrou-se campeão de pares do Braga Open ao lado do francês Theo Arribage, com quem venceu o italiano Marco Bortolotti e o israelita Daniel Cukierman por 6-3 é 6-4.
Na primeira vez a competir em conjunto, Cabral e Arribage venceram na cidade dos arcebispos só cedendo o primeiro parcial de toda a competição. A partir desse momento, os segundos cabeças de série mostraram toda a superioridade, quer em recinto coberto (primeira ronda e final), quer no court central, ao ar livre, do Clube de Ténis de Braga.
Na decisão deste sábado, a dupla luso-francesa necessitou de inverter uma desvantagem de 4-1 no segundo set para triunfar em 80 minutos frente a um dos campeões desta prova há um ano (Bortolotti) e um dos titulares da edição inaugural da CT Porto Cup — Cukierman derrotou Arribage nessa final.
Para o número um nacional de pares (91.º ATP, ex-45º), o segundo título no Braga Open (em 2021 venceu ao lado de Nuno Borges) significa um 27.º troféu no palmarés (12.º Challenger), mas primeiro desde abril de 2023 (esta foi a primeira final em 11 meses); para Arribage (70.º da variante), o segundo troféu consecutivo em Portugal (vem de vencer o Del Monte Lisboa Belém Open) é o nono na categoria, 17.º da galeria, sexto da temporada na 12.ª decisão de 2024 (quatro no nosso país).
Francisco Cabral e Theo Arribage seguem, agora, para Valência para a segunda semana da inédita parceria.