BRAGA — Francisco Cabral e Theo Arribage celebraram lado a lado pelo terceiro dia consecutivo e apuraram-se para a final de pares do Braga Open, que será a primeira do ano para o português.
Segundos cabeças de série, Cabral (atualmente no 91.º posto do ranking mundial da especialidade depois de já ter sido 45.º) e Arribage (70.º) levaram a melhor sobre o romeno Alexandru Jecan (um dos campeões em título) e o bielorrusso Ivan Liutarevich com os parciais de 6-4 e 7-5.
Novamente no court central do Clube de Ténis de Braga, o português e o francês tiveram condições para celebrarem um resultado mais folgado, dado que assinaram os primeiros breaks de cada set. Mas pequenas quebras de concentração quando já estavam encaminhados (ao 4-2 e ao 5-3, respetivamente) obrigaram-nos a trabalhos extra para reservarem um lugar na decisão de sábado.
A viver uma temporada menos conseguida em relação às duas anteriores, Francisco Cabral alcançou, no Braga Open, a primeira final desde que foi vice-campeão do Challenger 75 de Bergamo com Henry Patten, no início de outubro de 2023. Para Theo Arribage, a final na cidade dos arcebispos será a quarta do ano só em Portugal, depois de ter sido finalista do Indoor Open I em janeiro, da CT Porto Cup em setembro e campeão do Del Monte Lisboa Belém Open no último domingo.
Vencedor do Braga Open em 2021 ao lado do amigo Nuno Borges, o especialista português da variante de pares vai jogar a 18.ª final da carreira em torneios Challenger e terá a oportunidade de conquistar o 12.º título a este nível, primeiro desde a vitória em Roma com Nicolas Barrientos em abril de 2023.
Os derradeiros adversários de Francisco Cabral e Theo Arribage em Braga serão Marco Bortolotti (o outro campeão em título) e Daniel Cukierman. O italiano e o israelita derrotaram os irmãos Ivan Sabanov e Matej Sabanov por 6-2 e 6-4.