BRAGA – Pedro Araújo (510.º ATP) não andou muito longe de conquistar o maior triunfo da carreira em encontros completos. O lisboeta de 22 anos perdeu em três parciais contra Emílio Nava (178.º), em boa forma recente, com os parciais de 6-2, 4-6 e 6-3.
Depois de um primeiro set mal conseguido, o atual número sete nacional aumentou a profundidade e altura de bola para contrariar a hiperagressividade do semifinalista no passado sábado do Del Monte Lisboa Belém Open e antigo número cinco mundial de sub 18. Sem grande paciência do fundo do court no lado do californiano de ascendência mexicana, os erros foram aparecendo, em especial do lado direito, e a consistência do português fez estragos e quase deu frutos no final.
No parcial decisivo, cada um dos competidores amealhou break points que podiam ter sentenciado o encontro, mas foi Nava a arrecadar a única quebra de serviço, ao oitavo jogo, com bolas novas, fruto da baixa colocação de primeiras pancadas de serviço de Araújo (61%, com 40% de aproveitamento na segunda bola), para fechar o compromisso, disputado em recinto coberto, ao cabo de duas horas.
Pedro Araújo joga daqui a pouco a primeira ronda de pares ao lado do colega de treinos João Domingues, enquanto Emílio Nava pode medir forças novamente com um tenista da casa esta quinta-feira, caso Jaime Faria supere Albert Ramos-Vinolas no derradeiro embate, que já decorre, da primeira eliminatória.