BRAGA – Na prova individual, apenas João Domingues conseguiu superar a ronda inaugural dos seis que foram a jogo na sexta edição do Braga Open. Mas no quadro de pares, cinco tenistas da casa venceram o primeiro encontro e garantiram uma vaga nos quartos de final. E pelo menos um deles irá às meias-finais.
Número um nacional na variante, Francisco Cabral (agora 91.º, ex-45.º) emparelhou esta semana pela primeira vez com o francês Theo Arribage, 70º da tabela de pares. O gaulês vem de vencer no Del Monte Lisboa Belém Open e também atingiu recentemente a final da CT Porto Cup, ambas as decisões ao lado do monegasco Romain Arneodo, parceiro habitual.
Com acordo para esta semana e a próxima, Cabral e Arneodo (segundos cabeças de série em Braga) venceram os estadunidenses Vasil Kirkov e Emílio Nava por 4-6, 6-3 e 10-5.
Nos quartos de final vão encarar os portugueses Pedro Araújo e João Domingues, pelo que pelo menos um tenista nacional vai disputar as meias-finais. Araújo e Domingues ultrapassaram facilmente o búlgaro Adrian Andreev e o romeno Filip Cristian Jianu por duplo 6-1, anulando os sete pontos de break ao dispor da dupla estrangeira.
Caso a chuva permita, o embate com os três jogadores nacionais vai decorrer esta quinta-feira, dia de jornada dupla para João Domingues.
Tiago Pereira e Duarte Vale também seguiram em frente, no encontro que concluiu mais um longo dia. Os jovens lusos bateram Sergio Martos Gornes (Espanha) e Szymon Walkow (Polónia) com os parciais de 7-6(1), 3-6 e 10-6.