BRAGA — Thiago Agustin Tirante chegou à cidade dos arcebispos como único elemento do top 100 mundial entre o elenco do Braga Open e na tarde desta terça-feira confirmou essas credenciais para reservar um lugar na segunda ronda. Caminho inverso seguiu Raphael Collignon, finalista em Lisboa no domingo.
O argentino de 23 anos (atualmente no 97.º lugar do ranking ATP) justificou o estatuto de primeiro cabeça de série com um triunfo por 7-6(3) e 6-4 sobre o croata Matej Dodig (quatro anos mais novo e 276.º classificado) num dos oito encontros — apenas sete foram concluídos — disputados nos courts cobertos, os únicos utilizados numa jornada perturbada pela chuva desde o início.
Esta é a terceira vez nas últimas quatro edições que o Braga Open conta com um top 100 entre os cabeças de série. Tirante já igualou a campanha de Nuno Borges (derrotado na segunda ronda em 2022) e alimenta o sonho de repetir Thiago Monteiro (campeão em 2021 quando era número 92 mundial), tendo como próximo adversário o qualifier Lukas Neumayer, carrasco de um Henrique Rocha praticamente irreconhecível.
Frederico Silva também perdeu com um adversário oriundo da fase de qualificação num dia que teve como ponto alto a vitória de João Domingues sobre Gastão Elias.
Depois desse duelo de amigos de que saiu a primeira vitória portuguesa no quadro principal caiu o finalista do Del Monte Lisboa Belém Open. Raphael Collignon (191.º com uma subida de 27 lugares prevista para quarta-feira) não conseguiu transportar as boas sensações desde o CIF até ao Clube de Ténis de Braga e perdeu por 6-4, 5-7 e 6-4 com o alternate espanhol Javier Barranco Cosano numa das duas grandes batalhas do dia, a outra bem mais longa (3h11) e a sorrir ao lituano Vilius Gaubas (180.º) com os parciais de 6-4, 4-6 e 7-5 sobre Tomas Barrios Vera (159.º), o oitavo favorito.
Se a chuva atrasou o arranque da jornada, a falta de iluminação antecipou a conclusão: Jozef Kovalik e Clement Tabur tinham começado há meros minutos o derradeiro encontro da programação quando chamaram o supervisor e concordaram em deixar para quarta-feira a luta por um lugar na segunda ronda.