BRAGA — João Domingues levou a melhor no reencontro com Gastão Elias e tornou-se no primeiro tenista português a inscrever o nome na segunda ronda do Braga Open, torneio que já venceu e no qual é o recordista luso de vitórias — passam a ser 11, três já nesta edição.
Elias venceu os dois duelos anteriores (ambos em 2017 e também no circuito Challenger, mas na América do Sul) e entrou por cima no desta terça-feira, mas não concretizou vantagens consideráveis na primeira partida e, depois de liderar por 4-1, 5-3 (serviu para o parcial) e ainda 4-1 já no tie-break, viu Domingues fugir no marcador e consumar a vitória por 7-6(4) e 6-1.
Campeão em 2019, Domingues precisou de disputar a fase de qualificação e celebrou duas vitórias nos campos exteriores, mas esta terça-feira o mau tempo obrigou à transferência da jornada para os campos cobertos. Em condições inéditas, o jogador de Oliveira de Azeméis sentiu dificuldades durante a primeira meia-hora, em que Elias o surpreendeu com várias subidas à rede e um estilo de jogo mais agressivo, mas não deitou a toalha ao chão e a partir do momento em que recuperou terreno passou a dominar o embate, aproveitando o desgaste do compatriota para controlar depois do tie-break.
Na segunda ronda, João Domingues vai medir forças com Daniel Galan. O colombiano defende o estatuto de quinto cabeça de série por ser o 127.º classificado no ranking, mas há pouco mais de um ano chegou a figurar no top 60 (foi 56.º em julho de 2023). A estreia no Braga Open deu-se na segunda-feira, ao ar livre, com uma vitória por 6-4 e 6-4 sobre o romeno Filip Cristian Jianu.