João Domingues tem o nome inscrito na galeria de campeões do Braga Open e este domingo voltou a sorrir na cidade dos arcebispos, onde assinou a primeira vitória de um português na sexta edição do torneio Challenger que lá acontece desde 2017 para chegar à última ronda do qualifying.
O tenista de Oliveira de Azeméis (atual 567.º ATP) aplicou os parciais de 6-4e 7-5 ao austríaco Sandro Kopp (338.º) para inverter a tendência de uma jornada que começou com as derrotas de Duarte Vale (6-2 e 7-5 favoráveis a Gerard Campana Lee) e Tiago Pereira (6-2, 4-6 e 6-4 para Matej Dodig), ainda que em encontros equilibrados.
Vencedor do torneio em 2019, João Domingues apurou-se para a ronda de acesso ao quadro principal, que discutirá com Bernabé Zapata Miralles.
Se o português já foi top 150, o espanhol já esteve no 37.º lugar (foi em maio de 2024), mas atualmente ocupa o 279.º e chegou a Braga com oito derrotas nos últimos 11 encontros.
Curiosamente, o segundo e último confronto entre Domingues e Zapata Miralles aconteceu precisamente na edição do Braga Open ganha pelo português. O resultado não poderia ter sido mais esclarecedor: 6-0 e 6-0 nas meias-finais.