Com mais um troféu nas mãos, Irmãs Jorge dizem até já a apontar “lá para cima”

Beatriz Ruivo/FPT

LISBOA — Francisca Jorge e Matilde Jorge estiveram três meses separadas, regressaram com um título em duas finais e concluída a campanha no CIF vão voltar a seguir caminhos diferentes, pelo que até ao final da época só voltarão a jogar lado a lado no Campeonato Nacional Absoluto. Ainda assim, o objetivo é comum no que toca aos pares e as duas irmãs apontam ao topo para juntas concretizarem o sonho de lutar por títulos ainda maiores, voltando a coincidir calendários.

“Já podíamos apontar a torneios maiores [nos pares], mas o nosso foco são os singulares”, explicou Francisca, a mais velha (24 anos), enquanto trocava sorrisos com Matilde (20 anos) durante a divertida conferência de imprensa que se seguiu à vitória no Del Monte Lisboa Belém Open, onde conquistaram o 17.º título internacional lado a lado em 34 finais disputadas.

O sucesso na terra batida lisboeta deixará Francisca Jorge às portas do top 100 mundial da variante (103.ª) na segunda-feira, a meros três degraus de se tornar na primeira mulher portuguesa a chegar a essa elite no ranking WTA de pares. Matilde Jorge não andará muito longe (124.ª) e a combinação das duas classificações já será suficiente para a entrada em vários torneios de categoria superior, mas o discurso de ambas deixa claro que, salvo raras exceções, apenas o farão quando lá chegarem pelos singulares.

Até lá, vão sorrindo e celebrando nas cada vez mais raras ocasiões em que cruzam caminhos (como top 200, a mais velha já tem entrada em vários torneios fora do país), sempre com sucesso — este ano participaram em oito torneios como parceiras e nunca perderam antes da final.

A próxima será em novembro, no Campeonato Nacional Absoluto que têm dominado nos últimos anos, e depois disso só em 2025, pois até ao fim do ano Francisca Jorge só competirá fora de Portugal à procura de pontos que lhe permitam manter o estatuto de top 200 e assegurar o qualifying do Australian Open, enquanto a Matilde Jorge ainda interessa aproveitar os vários torneios agendados para o país até ao fim do ano — W50 na Quinta do Lago, W35 em Faro, W35 em Loulé, W50 no Funchal e dois W35 em Lousada.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share