LISBOA — Henrique Rocha voltou a dar cartas nos cobertos do Club Internacional de Foot-Ball e apurou-se para os quartos de final do Del Monte Lisboa Belém Open, os sétimos da carreira — todos esta temporada — no circuito secundário e primeiros em torneios organizados em Portugal.
24 horas após eliminar o brasileiro Thiago Seyboth Wild num encontro dividido em dois atos (começou na terça-feira ao ar livre, terminou quinta-feira debaixo da cobertura), o jovem português de 20 anos (168.º classificado no ranking ATP) voltou a celebrar nos campos cobertos, desta vez ao vencer o italiano Federico Arnaboldi (228.º) com os parciais de 6-2, 2-6 e 6-0.
Inicialmente agendado para os courts exteriores, o encontro foi transferido para os courts indoor devido à água acumulada no Estádio CIF. Bem ao gosto de Rocha, que no dia anterior admitira sentir-se muito confortável em campos cobertos, onde consegue fazer mais mossa com o serviço.
O número três nacional foi quase sempre superior a Arnaboldi e mesmo quando ficou em desvantagem na segunda partida manteve a pressão sobre o italiano, responsável pelo afastamento de Duarte Vale na ronda inaugural. Com mais peso de bola e sobretudo apoiado numa pancada de direita diferenciada quando afinada, Rocha deixou para trás um segundo parcial menos conseguido e arrasou no terceiro para alcançar um resultado inédito em Portugal.
No sábado, à partida já nos courts exteriores, Henrique Rocha discutirá os quartos de final com Emilio Nava e, se vencer, voltará à ação na parte da tarde para jogar as meias-finais.
O norte-americano de 22 anos foi número cinco mundial de sub 18 em 2019 (o ano em que perdeu as finais juniores do Australian Open e do US Open) e atualmente ocupa o 194.º posto do ranking, tendo confirmando o favoritismo sobre o italiano Giovani Gonio (300.º) com um triunfo por 6-3 e 6-3.