Frederico Silva e a odisseia do regresso aos triunfos Challenger em Portugal

Sara Falcão/FPT

LISBOA — Finalista de um ITF M25 em Satu Mare no domingo, Frederico Silva precisou de mais de 24 horas para viajar desde a remota cidade romena até Lisboa, onde esta terça-feira foi o primeiro português a celebrar no quadro masculino do Del Monte Lisboa Belém Open para estancar uma série negativa que se prolongava há exatamente três anos.

“Estava numa cidade muito pequena, a 10km da fronteira com a Húngria e 15km da fronteira com a Ucrânia, e o aeroporto mais perto ficava a três horas de carro, por isso tanto eu como o Jianu [o derradeiro adversário] pedimos para jogar a final o mais cedo possível no domingo para ainda termos possibilidades de viajar nesse dia. Só que a final era transmitida em direto na televisão, por isso só pudemos jogar às 12h30 e não conseguimos marcar nada antes porque não sabíamos se chegávamos a horas ou não. Tivemos de esperar que o encontro acabasse para estudarmos as possibilidades”, contou, entre sorrisos, acerca da aventura vivida depois de jogar a segunda final da temporada.

“Nessa noite ainda conseguimos fazer uma viagem de três horas até ao aeroporto de Club-Napoca, vimos que havia um voo até Milão e achámos que de lá seria mais fácil chegar a Portugal, mas foi um erro crasso porque não havia voos nem para Lisboa, nem para o Porto, nem para Faro. Vimos tudo e não havia nenhum, então ainda dormimos em Milão e depois de não sei quanto tempo à procura de ligações a partir de outras cidades acabámos por conseguir um voo de Veneza para Lisboa, mas só às 20h. Fomos de comboio desde Milão até Veneza, quando chegámos o voo estava atrasado uma hora e meia e quando abri a porta de casa faltavam 10 minutos para a meia-noite”, concluiu o caldense de 29 anos.

Ainda com alguma energia, mas visivelmente desgastado depois de dois dias exigentes, o mais recente elemento do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis ainda disse sentir-se “contente com o nível e sobretudo com a estabilidade” encontrada nos últimos encontros, sensações cada vez mais semelhantes às que conhecia antes de ser operado ao ombro entre as últimas duas temporadas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share