Matilde Jorge fica à porta do quadro principal no Del Monte Lisboa Belém Open

Beatriz Ruivo/FPT

LISBOAMatilde Jorge perdeu o primeiro encontro da carreira como jogadora do top 400 WTA e foi eliminada na ronda de acesso ao quadro principal do Del Monte Lisboa Belém Open, o ITF W75 do Club Internacional de Foot-Ball (CIF).

A tenista portuguesa (386.ª classificada no ranking mundial) perdeu por 7-5 e 6-4 com a ucraniana Oleksandra Oliynykova (328.ª), que na véspera já tinha eliminado Lena Couto.

24 horas depois de ter regressado à terra batida — uma superfície para a qual não teve tempo de adaptação — com uma vitória a meio gás, Jorge acusou o desgaste acumulado ao longo dos últimos torneios, que resultaram na melhor forma da carreira (destaque para o título em Leiria), e desperdiçou várias oportunidades que lhe podiam ter dado a vitória.

A número dois nacional liderou o primeiro set por 5-3 (teve um set point a 5-4) e no segundo também teve um break de vantagem, mas por essa altura já Oliynykova tinha conseguido desestabilizá-la. A ucraniana quebrou o ritmo a Matilde Jorge ao usar e abusar do lob, uma pancada tão recorrente quanto eficaz à medida que a paciência da jovem da casa diminuiu e a fez perder o ascendente.

Apesar de ainda ter ameaçado uma recuperação, a tenista do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis já não teve energia para impôr e ditar o ritmo como na primeira parte do encontro e acabou por ceder ao cabo de 2h15.

A derrota de Matilde Jorge deixou o qualifying do Del Monte Lisboa Belém Open sem portuguesas e a representação nacional no torneio a cargo de Francisca Jorge — a única com entrada direta no quadro principal — e as wild cards Sara Lança, Teresa Franco Dias, Matilde do Canto Parreira e Francisca Laúndes. A vimaranense apontará o foco à variante de pares antes de regressar aos hard courts para competir no ITF W50 da Quinta do Lago, dentro de duas semanas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share