LISBOA — Matilde Jorge não facilitou na adaptação do piso rápido à terra batida e, menos de 24 horas depois de ter terminado o Full Protein Caldas da Rainha Ladies Open como vice-campeã de pares, assinou a primeira vitória portuguesa no Del Monte Lisboa Belém Open e apurou-se para a última ronda do qualifying do ITF W75 que acontece no CIF.
A atravessar a melhor fase da carreira, a tenista portuguesa de 20 anos celebrou a 10.ª vitória individual do último mês ao aplicar os parciais de 6-4 e 6-3 à lituana Iveta Dapkute (794.ª WTA), de 31 anos.
O encontro deste domingo foi o último de Matilde Jorge antes da entrada no top 400, que será concretizada na segunda-feira graças aos resultados alcançados em Leiria (campeã) e Santarém (semifinalista).
Concretizado o primeiro objetivo da semana, a número dois nacional discutirá a passagem ao quadro principal com Oleksandra Oliynykova. A ucraniana de 23 anos, número 325 mundial e quarta cabeça de série, não teve dificuldades na estreia e impôs os parciais de 6-0 e 6-0 a Lena Couto.