Cinco portugueses e quatro top 100 no quadro de luxo do Del Monte Lisboa Belém Open

LISBOAHenrique Rocha, Jaime Faria, Gastão Elias, Frederico Silva e Duarte Vale compõem o quinteto português confirmado no quadro principal de singulares do oitavo e mais importante Del Monte Lisboa Belém Open de sempre, este ano elevado à categoria ATP Challenger 100. O Challenger do CIF conta com outros cinco tenistas lusos no qualifying.

Rocha está na melhor classificação da carreira (158.º ATP) e Faria (162.º) também está perto do melhor registo pessoal, mas a qualidade da lista de inscritos fez com que nenhum deles integrasse o lote de cabeças de série. Afinal, quatro dos oito favoritos fazem mesmo parte do top 100 mundial.

São eles Thiago Monteiro (76.º), Daniel Altmaier (83.º), Thiago Wild (96.º) e Thiago Agustin Tirante (99.º), com o grupo de candidatos ao título a ficar completo com os nomes de Jozef Kovalik (117.º), Laslo Djere (119.º), Alexander Ritschard (123.º) e Daniel Elahi Galan (130.º).

A “fava” calhou mesmo ao mais cotado dos portugueses em prova, com o sorteio realizado na tarde deste sábado a ditar um encontro entre Rocha e Seyboth Wild logo na primeira eliminatória. O jovem portuense de apenas 20 anos chegou a Lisboa de Bekkestua, onde fez história ao derrotar Casper Ruud para assinar a primeira vitória de um tenista português contra um top 10 na Taça Davis — feito que não impediu a derrota de Portugal (1-3) na deslocação à Noruega.

Na mesma secção do quadro, Vale (511.º) terá pela frente o italiano Federico Arnaboldi (232.º).

Os restantes tenistas portugueses foram sorteados na metade superior do quadro, mas não se cruzam antes dos quartos de final.

Faria — que jogou pela primeira vez na Taça Davis e logo como número um na sequência da lesão que afastou Nuno Borges da eliminatória — estreia-se no CIF frente ao espanhol Oriol Roca Batalla (161.º), campeão em título do Braga Open que acontecerá na semana seguinte; Silva (486.º) jogará com o cazaque Timofey Skatov (198.º), mas só depois da final de domingo no ITF M25 de Satu Mare, na Roménia; e Elias, o mais experiente e consagrado dos portugueses no ATP Challenger Tour (10 títulos em 23 finais), irá a jogo frente ao belga Raphael Collignon (191.º).

Del-Monte-Lisboa-Belem-Open-2024-quadro-principal
Total
0
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Total
0
Share