A oitava e mais importante edição do Del Monte Lisboa Belém Open realiza-se entre os dias 22 e 29 de setembro no Club Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa. Pelos courts de terra batida do clube centenário passarão várias caras conhecidas dos circuitos mundiais, com destaque para quatro jogadores do top 100 ATP, duas jogadoras do top 100 WTA e alguns dos melhores tenistas portugueses.
Elevado às categorias ATP Challenger 100 (circuito masculino) e ITF W75 (circuito feminino), o Del Monte Lisboa Belém Open é um dos dois torneios combinados da temporada em Portugal. A organização está a cargo da Federação Portuguesa de Ténis e da MP Ténis com os apoios da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia de Belém.
Este é o torneio do ATP Challenger Tour organizado há mais anos consecutivos em Portugal e em 2024 cumpre o anunciado objetivo de subir de patamar: são 120.950 euros em prémios monetários e 100 pontos ATP reservados para o campeão, que sucederá a Oscar Otte (2017), Tommy Robredo (2018), Roberto Carballes Baena (2019), Jaume Munar (2020), Dmitry Popko (2021), Marco Cecchinato (2022) e Flavio Cobolli (2023) numa lista que ainda aguarda pelo primeiro campeão português.
À procura desse título estarão os jovens Henrique Rocha e Jaime Faria (respetivamente 158.º e 162.º classificados no ranking mundial), mas também Gastão Elias (306.º), o recordista português de títulos (10) e finais (23) no circuito secundário.
Os três estiveram recentemente ao serviço da seleção nacional da Taça Davis na deslocação à Noruega, onde Faria vestiu pela primeira vez a camisola das quinas e Rocha brilhou ao surpreender Casper Ruud para assinar a primeira vitória de um português sobre um top 10 na competição por equipas.
A forte adesão a este Del Monte Lisboa Belém Open faz com que nenhum deles esteja na lista de cabeças de série provisórios, tal é a qualidade da lista de inscritos (fechou ainda dentro do top 200).
O brasileiro Thiago Monteiro (76.º) lidera a lista de participantes e já conhece a sensação de erguer títulos em Portugal, onde há exatamente três anos conquistou o Braga Open. Seguem-se o alemão Daniel Altmaier (83.º), o brasileiro Thiago Seyboth Wild (96.º) e o argentino Thiago Agustin Tirante (99.º), o último dos quatro top 100 ATP que constituem um recorde na lista de inscritos. Destaque ainda para Jozef Kovalik (117.º), vencedor do Maia Open em 2019, e Zsombor Piros (222.º) venceu um Oeiras Open em 2023.
Entre a composição de alternates saltam à vista quatro jogadores com historiais vencedores nas várias etapas do ATP Challenger Tour portuguesas: Oriol Roca Batalla (161.º) é o atual campeão do Braga Open, Pedro Cachin (250.º) fez o mesmo dois anos antes, Carlos Taberner (210.º) acaba de sagrar-se vice-campeão da CT Porto Cup quatro anos depois de ter conhecido o mesmo desfecho na Maia e Geoffrey Blancaneaux (247.º) ergueu o troféu mais desejado da prova maiata em 2021.
A lista de participantes na prova feminina é igualmente apelativa. O torneio começou como ITF W25 em 2021 e manteve a categoria em 2022, mas foi elevado a ITF W40 em 2023 e a ITF W75 em 2024, uma evolução que se reflete no elenco.
Arantxa Rus é a mais cotada entre as inscritas. Aos 33 anos, a tenista dos Países Baixos está na 84.ª posição do ranking WTA, mas há um ano, depois de ter ganho o WTA 250 de Hamburgo, chegou a figurar na 41.ª linha.
Seguem-se a francesa Chloe Paquet (97.ª) e a sérvia Olga Danilovic (104.ª), duas jogadoras que brilharam na última edição de Roland-Garros ao atingirem, respetivamente, a terceira e a quarta ronda. Anastasia Zakharova, que este ano venceu o maior título da carreira no ITF W100 da Figueira da Foz, está igualmente entre o lote de cabeças de série.
A única portuguesa com entrada direta no quadro principal é Francisca Jorge. A número um nacional (201.ª WTA) procura, em Lisboa, o segundo título da carreira nesta categoria, depois de em junho ter feito história “em casa” ao vencer a prova de Guimarães. No qualifying estará a irmã mais nova, Matilde Jorge, que no CIF fará a estreia como jogadora do top 400 WTA já com um título de singulares (em Leiria, há duas semanas) no currículo.
As francesas Kristina Mladenovic (ex-top 10 em singulares e número um mundial de pares), Harmony Tan (ex-top 90, famosa desde que surpreendeu Serena Williams na primeira ronda de Wimbledon em pleno Centre Court do All England Club) e Carole Monnet (venceu a edição de 2022 deste Del Monte Lisboa Belém Open e foi finalista na Figueira da Foz em 2023) também vão estar pelos courts do CIF.
Organizado entre os dias 22 e 29 de setembro, o Del Monte Lisboa Belém Open contará com acompanhamento em direto nos canais Sport TV a partir do dia 24.