Angelina Voloshchuk e Maria Garcia não tremeram no arranque do Campeonato da Europa de Sub 18 e apuraram-se para a segunda ronda do quadro principal de singulares da prova que acontece em Oberpullendorf, na Áustria.
De volta ao circuito mundial de juniores pela primeira vez desde que contribuiu para a presença da seleção nacional na fase final do europeu por equipas, em agosto, Voloshchuk (atualmente na 537.ª posição, mas 332.ª no início do ano) só cedeu dois jogos a caminho da vitória por 6-1 e 6-1 contra a croata Luna Ivkovic.
Garcia não competia a este nível desde a mesma altura e entretanto desceu da 433.ª para a 1772.ª posição, mas não olhou a favoritismos e impôs-se no duelo com a romena Elena Ruxandra Bertea (141.ª e 49.ª em janeiro) também em duas partidas, com os parciais de 6-4 e 7-5. A lisboeta foi campeã nacional de sub 18 em 2023, mas optou por não defender o título em 2024.
Na segunda ronda, Angelina Voloshchuk vai enfrentar a eslovaca Mia Pohankova (47.ª), enquanto Maria Garcia terá pela frente a austríaca Ekaterina Perelygina (77.ª).
Menos feliz foi Gonçalo Marques (273.º depois de ter sido 86.º no início do ano), que depois de ficar isento da primeira eliminatória cedeu na segunda por 6-4 e 7-5 perante o alemão Mika Petkovic (82.º).
Por causa do mau tempo, a estreia de João Dinis Silva foi adiada para quarta-feira.