BEKKESTUA — Jaime Faria (157.º classificado no ranking ATP) não conseguiu protagonizar a estreia perfeita na Taça Davis e perdeu por 4-6, 6-3 e 7-6(4) com Nicolai Budkov Kjaer (número um mundial de juniores e 737.º do ranking profissional) no encontro que abriu a eliminatória de Portugal com a Noruega em Bekkestua, nos arredores de Oslo.
Na estreia pela seleção nacional, o único estreante do fim de semana reagiu bem à nova experiência e arrecadou a primeira partida de forma autoritária. Só que do outro lado da rede estava um jogador que, apesar de ser três anos mais novo, também adquiriu muita bagagem para esta eliminatória e Budkov Kjaer impressionou pela tranquilidade com que abordou o encontro e esperou pelos momentos certos para construir a reviravolta.
Com o apoio de quase 2.000 pessoas, o jovem da casa aproveitou alguns erros atípicos de Faria no serviço e à rede (habitualmente armas) e recuperou terreno, o que lhe permitiu entrar com o ascendente na terceira partida e colher os frutos de um jogo de serviço catastrófico do visitante para assinar a quebra de serviço que o colocou pela primeira vez em vantagem. Entre a espada e a parede, o tenista português reagiu, devolveu o break à última oportunidade (4-5) e esteve perto de rubricar outro (a 6-5 15-30) que teria resolvido o embate, pagando a fatura emocional num tie-break que lhe fugiu demasiado cedo.
O programa desta sexta-feira fica completo com o encontro de singulares entre Casper Ruud (nono classificado no ranking e ex-número dois) e Henrique Rocha (159.º), que depois da estreia vitoriosa contra a Finlândia em fevereiro, quando essa eliminatória já estava decidida, joga pela primeira vez um live rubber.
No sábado, a partir das 14h locais e 13h de Lisboa, a jornada começará com o encontro de pares e depois serão jogados um ou dois singulares, consoante o resultado da eliminatória.