Matilde Jorge está a atravessar a melhor fase da carreira e na tarde desta sexta-feira apurou-se para as meias-finais de singulares do Santarém Ladies Open graças à oitava vitória consecutiva, um resultado que também assegurou a entrada da jovem portuguesa de 21 anos no top 400 do ranking WTA pela primeira vez.
Se até há uma semana nunca tinha passado dos quartos de final em quadros de singulares de torneios internacionais, depois de levar até ao fim a campanha no ITF W35 de Leiria a número dois nacional (esta semana no 483.º lugar do ranking) apurou-se pela segunda vez consecutiva para umas meias-finais ao vencer a francesa Yasmine Mansouri (360.ª) por 6-4 e 6-2.
Apesar da descida desta semana, Matilde Jorge já tinha assegurado o melhor ranking da carreira (408.ª) na próxima atualização por causa do título em Leiria. E a campanha em Santarém, que só será refletida na atualização de 23 de setembro, terá mesmo o top 400 como destino, fazendo dela a 11.ª mulher portuguesa a subir tão alto na hierarquia mundial feminina.
De olhos postos numa segunda final em duas semanas, a tenista natural de Guimarães discutirá esse apuramento com a canadiana Stacey Fung (306.ª), segunda cabeça de série, na jornada de sábado.