BEKKESTUA — O número um nacional Nuno Borges ficou de fora da nomeação inicial do capitão Rui Machado para o primeiro dia da eliminatória do Grupo Mundial 1 da Taça Davis entre Portugal e Noruega em Bekkestua, nos arredores de Oslo, por causa de uma lesão no pulso esquerdo, tendo Jaime Faria e Henrique Rocha sido os nomeados para os dois encontros de singulares de sexta-feira.
Assim, às 18h locais (17h de Lisboa) de sexta-feira, Jaime Faria (157.º) terá pela frente Nicolai Budkov Kjaer, número um mundial de juniores que nos últimos meses foi campeão de Wimbledon e vice-campeão do US Open sub 18; logo a seguir, Henrique Rocha (159.º) jogará contra Casper Ruud (9.º e número dois mundial pela primeira vez há exatamente dois anos), a grande estrela da eliminatória.
No sábado, a partir das 14h locais (13h em Lisboa), a jornada começará com o encontro de pares. Os capitães podem proceder a alterações até uma hora antes do embate, estando para já nomeados Francisco Cabral e Jaime Faria contra Viktor Durasovic (489.º de singulares) e Casper Ruud.
Para depois estão previstos os dois encontros de singulares que, em caso de necessidade, encerrarão a eliminatória: primeiro o frente a frente entre os melhores jogadores disponíveis de cada equipa, com Jaime Faria a medir forças com Casper Ruud e depois Henrique Rocha a ter pela frente Nicolai Budkov Kjaer.
O capitão português, Rui Machado, também conta na equipa com Gastão Elias (307.º), o mais experiente dos convocados e o quinto jogador com mais convocatórias (24) da história do país. Já o conjunto de Anders Haseth fica completo com os nomes de Herman Hoeyeraal (1557.º de singulares) e Lukas Hellum Lilleengen (717.º de pares).
A eliminatória deste fim de semana entre Noruega e Portugal dá acesso às Davis Cup Qualifiers — a ronda única de acesso à fase final da competição, marcada para fevereiro de 2025, em que a seleção nacional procura estar pela sexta vez.
Última atualização às 15h53.