A longa espera terminou: Taylor Fritz venceu Frances Tiafoe num duelo de amigos e compatriotas e apurou-se para a final do US Open, tornando-se no primeiro homem norte-americano desde Andy Roddick a chegar à final de um torneio do Grand Slam. No domingo, frente ao número um mundial Jannik Sinner, tentará ser o primeiro jogador dos EUA a conquistar o título desde 2003.
Numa meia-final frenética discutida em prime time, foram necessários cinco sets para se encontrar o vencedor, com o mais cotado e experiente dos dois a triunfar por 4-6, 7-5, 4-6, 6-4 e 6-1 para aumentar a vantagem no frente a frente para 7-1.
Aos 26 anos, Fritz acabou, finalmente, com a chamada “maldição Roddick” ao tornar-se no primeiro homem norte-americano a chegar à final de um Major desde que o compatriota foi finalista de Wimbledon em 2009. No US Open o jejum era ainda maior: prolongava-se desde 2006, sendo que a última edição a ter sido ganha por um homem “da casa” foi a de 2003, precisamente com Roddick.
A preparação de Fritz para o US Open dificilmente podia ter sido pior, uma vez que depois de conquistar a medalha de bronze em pares masculinos com Tommy Paul nos Jogos Olímpicos de Paris, em terra batida, só venceu um encontro entre os ATP Masters 1000 de Montreal e Cincinnati. Mas em Nova Iorque o tenista da Califórnia voltou a encontrar o seu melhor ténis para assinar a melhor campanha da carreira (superando aquela que fez dele campeão do “seu” ATP Masters 1000.
Tiafoe tinha do seu lado a capacidade de cativar o público e pareceu ter a tarefa alinhavada a meio do quarto set, mas dois erros consecutivos de direita (uma batida, uma amortecida) deram ao compatriota o break e o set que mudaram tudo. Depois de um encontro muito discutido, Fritz entrou melhor no parcial decisivo e nunca olhou para trás, vencendo 25 dos 34 pontos disputados no parcial decisivo para assinar a vitória em 3h18 e alcançar a final mais importante da carreira.
No domingo, Taylor Fritz lutará com Jannik Sinner por mais história ao tentar tornar-se no primeiro homem norte-americano campeão de um torneio do Grand Slam e deste mesmo US Open desde Andy Roddick, em 2003. O frente a frente entre ambos está empatado e resume-se ao deserto californiano: Fritz venceu nos oitavos de final de 2021, Fritz nos quartos de final de 2023.